RESUMO
A simples introdução dos meios das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo a égida da modernização tecnologica. O desafio é como inserir na escola novas tecnologias da informação e da comunicação, como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto.
A simples introdução dos meios das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo a égida da modernização tecnologica. O desafio é como inserir na escola novas tecnologias da informação e da comunicação, como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto.
AS MÍDIAS EDUCAM
Estamos deslumbrados com o computador e com a internet na escola e vamos deixando de lado a televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meio de comunicação audivisuais, que desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. A informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil.
A FALA DA TELEVISÃO
Estamos deslumbrados com o computador e com a internet na escola e vamos deixando de lado a televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD - os meio de comunicação audivisuais, que desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. A informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil.
A FALA DA TELEVISÃO
- Fala da vida, do presente, dos problemas afetivos;
- A procura desesperada pela audiência imediata e fiel leva os meios de comunicação a desenvolverem estratégias e formulas de sedução mais aperfeiçoada (o ritmo alucinante das transmissões ao vivo, a linguagem concreta, plásticas, visivel);
- A escola não podem as costa para os meio, para esta iconosfera tão atraente e, em consequência, tão eficiente. A maior parte do referencial do mundo de criamça e jovens provém da televisão.
- A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicações e mostra-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das aborgagens sobre cada assunto.
A FALA DA ESCOLA
- É muito distante e intelectualizada, e fala de forma impactante e sedutora;
- A escola, em geral, é mais cansativa;
- De forma desorganizada e monótona;
- Parece um desmacha-prazeres. Tudo que as crianças adoram a escola detesta, questiona ou modifica. Primeiro deve-se valorizar o que é valorizado pelas crianças, depois procurar entende-lo (os professores e os pais) do ponto de vista delas, crianças, para só mais tarde, propor interações novas os produtos conhecidos. Depois podem-se exibir programas que sigam o mesmo ritmo da televisão, mas que introduzam alguns conceitos especificos que, aos poucos, irão sendo incorporados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário